terça-feira, 15 de abril de 2014

Internet: "Já fomos mais inteligentes!"


         Atualmente os internautas, por motivos pouco explorados têm procurado e se interessado mais por conteúdos inúteis. A multimídia agregada à rede mundial é a forma mais acessível e utilizada para divulgar conteúdos, que em sua minoria gera conhecimento proveitoso ao público.
         A mente humana constantemente exposta a esse tipo de conteúdo, tende a se atrofiar, diminuindo cada vez mais a quantidade de neurônios ativos, pois não há a necessidade de grande atividade cerebral para a interpretação. Por outro lado, a busca por esse tipo de informação pode ser vista psicologicamente como uma "válvula de escape". O termo válvula de escape é referente à hobbies ou qualquer atividade praticada com o objetivo de distrair e relaxar, desfocando a vida real e todas suas preocupações e problemas.
         Mesmo sendo conteúdo de mínima relevância, é acessado por um grande número de pessoas, logo, sendo atraídos por lucros excessivos, esse é exatamente o ponto onde a publicidade e o marketing agem.
         As formas de divulgação desse conteúdo pouco útil são os vídeos, imagens e HQs (histórias em quadrinhos). A seguir, alguns exemplos de sites digulvadores mais visitados:


 
         YouTube é um site que permite que seus usuários carreguem e compartilhem vídeos em formato digital. É o mais popular site do tipo devido à possibilidade de hospedar quaisquer vídeos. Ele utiliza os formatos Adobe Flash e HTML5 para disponibilizar o conteúdo. E por disponibilizar tal facilidade aos usuários, tanto para enviar quanto para assistir os vídeos, a atração por esta rede de compartilhamento tem sido intensa e atingido usuários de todo o mundo.
         O YouTube é o principal difusor dos vídeos virais na internet. Podemos entender o termo vídeos virais como sendo todos os vídeos que adquirem um alto poder de circulação na internet, alcançando grande popularidade, configurando-se como um fenômeno da Internet. E esses vídeos geralmente têm conteúdos engraçados e de pouca instrução.
         Exemplos de vídeos virais: Charlie bit my finger,  Mataram a formiguinhaPara nossa alegriaGangnam style, entre outros.



 

         Os sites Le ninja, Não ligo e Ñ.intendo estão na mesma categoria. Eles selecionam e divulgam vídeos (a maioria do YouTube), imagens e HQs. O tipo de HQ (história em quadrinhos) mais popular na Internet é o Meme, que são quadrinhos com personagens expressivos e que relatam histórias cômicas presentes na rotina da maioria dos leitores. 



         A Desciclopédia é um site paródia da Wikipédia (enciclopédia online), versão em português da Uncyclopedia. O objetivo é apresentar um ponto de vista satírico, surreal e inverdadeiro do conteúdo apresentado, com o mesmo layout da Wikipédia.
         Assim como a Wikipédia, os artigos presentes no site são escritos e editados por diversos usuários, passando por análises dos administradores do site antes de serem disponibilizados on-line.


         O Yahoo respostas foi criado com o intuito de ser uma rede social onde usuários expunham questões e outros usuários poderiam respondê-las. As melhores respostas são eleitas pelo questionador e aqueles usuários que respondem primeiro e com mais clareza, ganham mais pontos no sistema de pontos sugerido pelo próprio site. A ideia foi excelente, mas logo o site foi poluído com perguntas sem sentido, alunos procurando respostas das tarefas escolares, assuntos ilógicos etc.
         Umas das perguntas mais famosas por serem bizarras são:  Foguete de controle remotoUeca tudi diango, Contratar YouTube, Baixar tinta de impressora, entre outras.
 

         Podemos concluir então que são os usuários que definem como utilizar as ferramentas e qual tipo de conteúdo é disponibilizado. E que, se estamos ficando cada vez menos inteligentes, a responsabilidade é exclusivamente nossa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário