quarta-feira, 4 de junho de 2014

Artigo sobre a Lei 12.485/2011 (Lei da TV paga).

     Após três anos de discussões no Congresso, a lei da TV por assinatura no Brasil foi aprovada em setembro de 2011.
     O objetivo da lei é aumentar a qualidade e quantidade do produto brasileiro visto em tela. Isso influencia o surgimento de novas produções - principalmente de séries e filmes - e de novos canais nas TVs por assinatura. Isso aumenta a diversidade dos conteúdos exibidos e fortace a cultura nacional, uma vez que estimula de formas distintas o pensamento dos telespectadores.
     Um detalhe importante sobre a Lei da TV Paga é que, no mínimo, metade de todo o conteúdo gerado para esses canais deve ser feito por produtora brasileira independente. Isso visa estimular a competição e incentivar uma nova dinâmica para produção dos conteúdos. Atualmente, os esforços estão centralizados em séries, pelo fato de que atrai uma grande massa do público.
     A ANCINE (Agência Nacional de Cinema) tem incentivado as empresas produtoras e programadores a mudarem gradativamente o conteúdo a ser exibido com o objetivo de se adaptarem à lei.
     Dentre as mudanças está a exibição de mais conteúdo nacional. Os canais têm por obrigação a dedicação de pelo menos 3 horas e 30 minutos, em horário nobre desse tipo de conteúdo. Os canais não terão que mudar o perfil de exibição, ou seja, se um canal exibe animações, poderá continuar a exibir animações, contanto que sejam nacionais.

     A seguir uma lista de animações produzidas no Brasil:


Sinfonia Amazônica

Sipnose: Primeiro longa de animação brasileiro. Através do indiozinho Curumi e de seu amigo boto, o filme reúne as lendas amazônicas da noite, da formação do Rio Amazonas, do fogo, da Caipora, do jabuti e da onça, da Iara e do arco-íris.
Produtora: Anélio Latini Filho (Produção Independente)
Exibição: Não é exibido atualmente.







Peixonauta – Agente Secreto da O.S.T.R.A

Sipnose: Peixonauta é um peixe que utiliza uma roupa de astronauta, de forma a poder voar e viver fora d’água. Ao lado de seus amigos Marina e Zico, ele vive diversas aventuras, sempre desvendando mistérios. Seu novo objetivo é se tornar agente secreto da O.S.T.R.A., para que possa ganhar uma nova insígnia. Para tanto ele precisa superar sete tarefas, contando com a ajuda de seus amigos e também dos habitantes do Parque das Árvores Felizes.
Produtora: Célia Catunda e Kiko Mistrorigo
Exibição: Discovery Kids



Piconzé

Sipnose: O primeiro filme colorido de animação feito no Brasil conta a história de Piconzé e seus amigos, moradores da pacata cidadezinha de Vale Verde. Um dia, o vilão Gustavo Bigodão sequestra Maria Esmeralda, a namorada de Piconzé, obrigando o personagem e sua trupe a partirem em uma difícil jornada para resgatá-la. Como curiosidade, as canções do filme têm letra de Décio Pignatari.
Produtora: Ippe “Ypê” Nakashima
Exibição: Não é exibido atualmente.



Uma História de amor e fúria

Sipnose: O filme retrata o amor entre um herói imortal e Janaína, a mulher por quem é apaixonado há 600 anos. Como pano de fundo, quatro fases da história do Brasil: a colonização, a escravidão, o Regime Militar e o futuro, em 2096, quando haverá guerra pela água.
Produtora: Luiz Bolognesi
Exibição: Não é exibido atualmente.







A turma da mônica em: A princesa e o robô

Sipnose: O segundo longa-metragem da Turma da Mônica (que tem mais de dez filmes produzidos) conta a história de um robô em formato de coelho que se apaixona pela princesa do planeta Cenourano. Perdido na Terra, o robozinho pede a ajuda de Mônica, Magali, Cascão, Cebolinha, Franjinha e Anjinho para encontrar a estrela Pulsar, que pode transformá-lo em um coelho de verdade, e derrotar o terrível Lorde Coelhão.
Produtora: Maurício de Sousa
Exibição: Não é exibido atualmente.





Brasil Animado

Sipnose: O filme mistura animação e live-action para contar a história dos cachorros Stress e Relax, que partem em uma viagem pelo Brasil para encontrar o jequitibá-rosa, a mais antiga árvore do país. Enquanto Relax só pensa em se divertir, Stress começa a ficar cada vez mais ansioso para encontrar a planta, que pode deixá-lo rico. Os personagens já tinham aparecido no longa “As Aventuras de Gui & Estopa”, de 2009.
Produtora: Mariana Caltabiano
Exibição: Não é exibido atualmente.




Boi Aruá

Sipnose: O filme reproduz o rico universo cultural do nordeste brasileiro e é alimentado pela fantástica combinação das tradições indígenas, africanas e europeias da idade média. No estilo das gravuras que ilustram os folhetins de cordel, relata a história de um fazendeiro tirano, cujo poder é desafiado sete vezes pela figura fantástica do Boi Aruá.
Produtora: Chico Liberato
Exibição: Não é exibido atualmente.






Belowars

Sipnose: Atrás de seu sonho de aprender a arte da guerra, Baita, um menino do interior, parte em uma aventura que o levará para lugares distantes, cheios de pessoas desconhecidas. No final, Baita terá que enfrentar a guerra que existe dentro de si próprio.
Produtora: Paulo Munhoz
Exibição: Não é exibido atualmente.






Rock & Hudson

Sipnose: Baseado nos personagens de Adão Iturrusgarai, o filme é formado por dois episódios: “A Pistola Automática do Dr. Brain” e “Pé na Estrada”. Rocky e Hudson são caubóis, gays, piegas e esquizofrênicos. Ao contrário de Batman e Robin, assumem seu amor. Moram, lutam e, principalmente, se divertem juntos.
Produtora: Otto Guerra
Exibição: Não é exibido atualmente.






Garoto Cósmico


Sipnose: Em um mundo futurista onde as pessoas tem suas vidas totalmente controladas, Cósmico, Luna e Maninho descobrem um outro universo escondido dentro de um circo abandonado. Quando um representante do mundo da programação parte para resgatá-los, é hora das crianças escolherem seu próprio caminho.
Produtora: Alê Abreu
Exibição: Não é exibido atualmente.





Cassiopéia

Sipnose: O planeta Ateneia, localizado na constelação de Cassiopéia, um dia é atacado por invasores do espaço que começam a sugar sua energia vital. Um sinal de socorro é enviado para o espaço pela astrônoma local, Liza, e recebido por quatro heróis que viajam através da galáxia para salvar o planeta.
Produtora: Clóvis Vieira
Exibição: Não é exibido atualmente.






Wood & Stock – sexo, orégano e Rock’n’roll

Sipnose: Baseado nos personagens criados pelo quadrinista Angeli, “Wood & Stock” conta a história de dois hippies que procuram viver a filosofia do flower power em pleno século XXI. Velhos, barrigudos e perdidos no tempo, a dupla resolve trazer de volta a velha banda de rock enquanto lida com problemas como filhos e casamento.
Produtora: Otto Guerra
Exibição: Não é exibido atualmente.






O grilo feliz

Sipnose: Depois de um hiato de cinco anos, a animação infantil brasileira volta aos cinemas com esta fábula sobre um grilo apaixonado por música. O insetinho vê sua paz ser destruída após a chegada de Maledeto, um terrível lagarto que proíbe a música na floresta e sequestra Linda, musa inspiradora do Grilo. O filme rendeu uma continuação em 2009, “O grilo feliz e os insetos gigantes”, feita em CGI.
Produtora: Walbercy Ribas
Exibição: Não é exibido atualmente.



Brichos

Sipnose: O filme acompanha as aventuras de um trio de animais adolescentes (um jaguar, um quati e um tamanduá) num universo formado pela fauna brasileira, convivendo de forma harmoniosa numa cidade semelhante à dos humanos, a Vila dos Brichos. Os três participam de um jogo online de luta e buscam criar um jogador poderoso para se tornarem campeões mundiais. O filme teve uma sequência em 2012, “Brichos 2 – A floresta é nossa”.
Produtora: Paulo Munhoz
Exibição: Não é exibido atualmente.





quarta-feira, 14 de maio de 2014

Tutorial: Como criar legendas

Olá! Nesse tutorial a equipe do Nãofassamínimaideia.blogspot.com vai mostrar passo a passo como criar legendas. 

Além de paciência e tempo, você vai precisar:
  • De um vídeo (O vídeo utilizado no tutorial foi "Tears of steel");
  • Instalar o software livre Subtitle Workshop.

Passo 1: Fazer o download do software Subtitle Workshop

O Subtitle Workshop está disponível para download no site Baixaki. Nesse link: 


Após o download ter finalizado, execute o instalador.


Passo 2: Instalando o software

Ao executar o instalador, a seguinte janela será aberta:


Clique no botão "OK" selecionando a língua inglesa.

Logo após, abrirá uma janela onde poderão ser escolhidos os componentes de instalação. Ative todas as opções como mostra a imagem a seguir e clique em "Next".


A nova janela que será aberta possibilita o usuário a escolher o local onde o software será instalado. Escolha um local e clique no botão "Install" como mostra a figura abaixo:


Aguarde enquanto a instalação está em processo.


Após a instalação ser finalizada, clique em "Finish", como mostra a imagem a seguir:



Passo 3: Preparando o ambiente de trabalho

Inicie o software Subtitle Workshop. Essa é sua tela inicial:


Abra o vídeo no software clicando em "Movie > Open..." ou utilizando o atalho Ctrl+P. Siga a imagem abaixo:


Uma janela para se escolher o vídeo será aberta. Selecione o vídeo desejado e clique em "Abrir". Veja o exemplo a seguir.


Após ser carregado, o vídeo poderá ser reproduzido demonstrando as legendas conforme elas são criadas. Clique em "File > New Subtitle..." para criar uma nova legenda ou utilize o atalho Ctrl+N, como mostra a seguinte imagem:


Após seguir as instruções acima, o ambiente para criação das legendas estará pronto.


Passo 4: Inserindo as legendas

Os campos na parte inferior da janela possibilitam o usuário a digitar o texto e alterar o tempo de inicio e fim da legenda. Na imagem exemplo abaixo o texto adicionado é "Você é um idiota, Thom." com o tempo de início em 23 segundos e tempo final em 25,2 segundos, logo, tendo duração de 2,2 segundos.


Para inserir uma nova legenda, clique em "Edit > Insert subtitle" ou aperte o botão Insert em seu teclado. Como mostra a imagem abaixo:  


 A cada legenda adicionada, será necessário adicionar o texto e o tempo inicial e final. Esse é o resultado obtido após adicionar todas as legendas:



Salve a legenda clicando em "File > Save as..." como mostra a figura abaixo, ou através do comando Shift+Ctrl+S.


Uma janela será aberta, nela o usuário deverá escolher o formato da legenda que deseja salvar. Conforme a imagem a seguir, escolha o formato "SubRip" clicando sobre o ícone duas vezes.


Outra janela será aberta. Após escolher o local de destino, clique no botão "Salvar". Veja a imagem abaixo:

Pronto! seu arquivo de legenda .srt foi criado.


Confira o resultado final no vídeo a seguir:





terça-feira, 15 de abril de 2014

Internet: "Já fomos mais inteligentes!"


         Atualmente os internautas, por motivos pouco explorados têm procurado e se interessado mais por conteúdos inúteis. A multimídia agregada à rede mundial é a forma mais acessível e utilizada para divulgar conteúdos, que em sua minoria gera conhecimento proveitoso ao público.
         A mente humana constantemente exposta a esse tipo de conteúdo, tende a se atrofiar, diminuindo cada vez mais a quantidade de neurônios ativos, pois não há a necessidade de grande atividade cerebral para a interpretação. Por outro lado, a busca por esse tipo de informação pode ser vista psicologicamente como uma "válvula de escape". O termo válvula de escape é referente à hobbies ou qualquer atividade praticada com o objetivo de distrair e relaxar, desfocando a vida real e todas suas preocupações e problemas.
         Mesmo sendo conteúdo de mínima relevância, é acessado por um grande número de pessoas, logo, sendo atraídos por lucros excessivos, esse é exatamente o ponto onde a publicidade e o marketing agem.
         As formas de divulgação desse conteúdo pouco útil são os vídeos, imagens e HQs (histórias em quadrinhos). A seguir, alguns exemplos de sites digulvadores mais visitados:


 
         YouTube é um site que permite que seus usuários carreguem e compartilhem vídeos em formato digital. É o mais popular site do tipo devido à possibilidade de hospedar quaisquer vídeos. Ele utiliza os formatos Adobe Flash e HTML5 para disponibilizar o conteúdo. E por disponibilizar tal facilidade aos usuários, tanto para enviar quanto para assistir os vídeos, a atração por esta rede de compartilhamento tem sido intensa e atingido usuários de todo o mundo.
         O YouTube é o principal difusor dos vídeos virais na internet. Podemos entender o termo vídeos virais como sendo todos os vídeos que adquirem um alto poder de circulação na internet, alcançando grande popularidade, configurando-se como um fenômeno da Internet. E esses vídeos geralmente têm conteúdos engraçados e de pouca instrução.
         Exemplos de vídeos virais: Charlie bit my finger,  Mataram a formiguinhaPara nossa alegriaGangnam style, entre outros.



 

         Os sites Le ninja, Não ligo e Ñ.intendo estão na mesma categoria. Eles selecionam e divulgam vídeos (a maioria do YouTube), imagens e HQs. O tipo de HQ (história em quadrinhos) mais popular na Internet é o Meme, que são quadrinhos com personagens expressivos e que relatam histórias cômicas presentes na rotina da maioria dos leitores. 



         A Desciclopédia é um site paródia da Wikipédia (enciclopédia online), versão em português da Uncyclopedia. O objetivo é apresentar um ponto de vista satírico, surreal e inverdadeiro do conteúdo apresentado, com o mesmo layout da Wikipédia.
         Assim como a Wikipédia, os artigos presentes no site são escritos e editados por diversos usuários, passando por análises dos administradores do site antes de serem disponibilizados on-line.


         O Yahoo respostas foi criado com o intuito de ser uma rede social onde usuários expunham questões e outros usuários poderiam respondê-las. As melhores respostas são eleitas pelo questionador e aqueles usuários que respondem primeiro e com mais clareza, ganham mais pontos no sistema de pontos sugerido pelo próprio site. A ideia foi excelente, mas logo o site foi poluído com perguntas sem sentido, alunos procurando respostas das tarefas escolares, assuntos ilógicos etc.
         Umas das perguntas mais famosas por serem bizarras são:  Foguete de controle remotoUeca tudi diango, Contratar YouTube, Baixar tinta de impressora, entre outras.
 

         Podemos concluir então que são os usuários que definem como utilizar as ferramentas e qual tipo de conteúdo é disponibilizado. E que, se estamos ficando cada vez menos inteligentes, a responsabilidade é exclusivamente nossa.